Compra e venda de quotas na Sociedade Limitada: Passo a passo

compra e venda de quotas em sociedade limitada.
Primeiramente, o que são quotas?

As quotas representam os direitos que os sócios possuem em relação à sociedade. Esses direitos podem ser direitos políticos (direito de votar) e/ou direitos econômicos (como o de receber sua participação nos lucros).

Quais são as formas de se obter quotas sociais?

Quotas podem ser obtidas por subscrição, adquirindo-se diretamente na formação da sociedade ou em um aumento de capital social. Ou por compra direta, na qual o sócio adquire quotas, total ou parcialmente, de outro sócio.

Entendi, mas há alguma regra para que essa transferência ocorra?

Sim. Em sociedades limitadas, se o contrato for omisso, o sócio pode ceder quotas internamente ou, com restrições, para terceiros.

Nas sociedades limitadas, se o contrato for omisso, o sócio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, a outro sócio.

Como se formaliza a compra e venda de quotas?

A formalização dessa operação, portanto, ocorre por meio do contrato de compra e venda de quotas (vale lembrar que ele difere do contrato de trespasse – já discutimos as diferenças entre esses contratos aqui).

Além disso, o processo de elaboração desse contrato é bastante complexo, pois exige a realização de uma due diligence (auditoria específica) e, em seguida, a análise de diversos documentos, como DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), além das Certidões Federais, Estaduais e Municipais, Certidão Simplificada da Junta Comercial, balancetes, entre outros.

Vale ressaltar que a cessão deverá ser objeto de alteração contratual (mudança do quadro societário) a qual deverá ser averbada na Junta Comercial competente. Ainda, o cedente poderá responder de forma solidária com o cessionário pelo período de 2 anos contados da averbação por todas as obrigações que tinha até o momento (condição de sócio – ônus e bônus).

Lembre-se, sempre, do princípio da Intervenção Mínima do Estado na sua empresa. A lei permite que o contrato social de sociedades limitadas defina regras sobre transferência de quotas, evitando previsões legais genéricas.

Ficou com alguma dúvida? Nos envia uma mensagem por aqui! Também pode conferir outros artigos em nosso blog.

Receba o melhor conteúdo jurídico para montar e proteger a sua empresa!

Mantenha-se atualizado e receba materiais e e-books!
* Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de spam.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade e termos.