5 passos para você fechar a sua empresa de forma correta

Não é novidade para ninguém que, como tudo no Brasil, encerrar uma empresa é quase uma novela. Apesar de toda a burocracia, alguns cuidados devem ser tomados para evitar problemas futuros.

Muitas sociedades são dissolvidas irregularmente, ou seja, não obedecendo os trâmites legais. Os empresários, muitas vezes, desconhecem a possibilidade de pedir a recuperação judicial ou a própria autofalência.

Destaco que a dissolução irregular da empresa pode gerar vários problemas aos sócios, podendo esses, inclusive, responder ilimitadamente pelas obrigações da sociedade, mesmo sendo uma LTDA.

Essa tarefa não é fácil, muitos pontos devem ser observados. Para simplificar, fiz um roteiro com 5 passos para fechar uma empresa de forma correta no Brasil:

1º PASSO: Ata de Encerramento e Distrato Social

Primeiro, para fechar uma empresa, os sócios devem assinar a ata de encerramento da empresa. Nela deve constar a nomeação de um liquidante – normalmente é um dos sócios, o qual será responsável em resolver as pendências financeiras da empresa. As contas têm que ser aprovadas pelos sócios em assembleia.

Depois, os sócios devem assinar o Distrato Social. Esse é o documento que oficializa a dissolução da sociedade. Nesse documento são estipuladas cláusulas relativas ao modo que será feita a liquidação, assim como a razão da dissolução da sociedade.

2º PASSO: Emissão de Certidões

a)     É preciso tirar a Certidão Negativa de Débito no site da Previdência Social. Esse documento deve ser emitido, mesmo que a empresa não tenha funcionários, pois podem haver débitos pendentes em relação a impostos previdenciários.

b)     Em seguida, o empresário deve emitir o Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Ele deve ser solicitado no site da Caixa Econômica Federal (CEF).

3º PASSO: Regularização Tributária e Solicitação de Baixa 

a)     Tributo Municipal: Você deve solicitar a baixa da empresa na prefeitura. Cada prefeitura exige uma documentação diferente, então, o ideal é você solicitar a lista de documentos para a Secretaria de Finanças do seu município. Será verificada a regularidade da empresa em relação ao ISS(Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza).

b)     Tributo Estadual: a baixa Estadual deverá ser solicitada para a Secretaria da Fazenda Estadual – SEFAZ.Será verificada a situação da empresa em relação ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

c)      Tributos Federais: Também será necessário obter a Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (IRPJ, CSLL, COFINS, entre outros tributos).

4º PASSO: Protocolo do pedido de arquivamento na Junta Comercial

Após já ter em mãos todos os documentos e certidões listados acima, o empresário deverá protocolar na Junta Comercial o pedido de arquivamento de atos de extinção para fechar a empresa.

5º PASSO – Baixa no CNPJ

Por fim, para concluir o processo de encerramento da empresa será necessária a solicitação de baixa do CNPJ perante o sistema do Coleta Online da Receita Federal. Esse pedido é feito pelo portal do REDESIM.

Nesse sistema, será gerada uma solicitação de cancelamento do CNPJ e o Documento Básico de Entrada (DBE) deverá ser assinado e entregue no local indicado pelo sistema.

Obs. 1: a empresa terá abaixa de inscrição independentemente da existência de débitos tributários, previdenciários ou trabalhistas. Contudo, haverá a transferência da responsabilidade por eventuais obrigações existentes ou que venham a ser verificadas para o titular, sócios ou administradores.

Obs. 2: Caso você seja um MEI – Microempreendedor Individual, a baixa do CNPJ acontece independentemente da apresentação de documentos citados nesse artigo e deve ser solicitada na página da internet do Portal do Empreendedor.

Está precisando de um advogado especialista para te ajudar? Marque uma consulta, enviando uma mensagem por aqui!

Veja mais sobre:

Receba o melhor conteúdo jurídico para montar e proteger a sua empresa!

Mantenha-se atualizado e receba materiais e e-books!
* Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de spam.
Conversar no WhatsApp
Olá, podemos ajudar?